Untitled Document

Pe o teu dedo aqui

O grande pintor barroco italiano, Caravaggio, retratou, com beleza, umas das páginas da Sagrada Escritura narrada pelo evangelista João. Trata-se do episódio do encontro de Jesus com Tomé. Este não havia crido ao escutar os outros apóstolos relatarem a aparição do Senhor Ressuscitado. Ao retornar de novo, Jesus vai-lhe ao encontro e lhe diz: “Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”.

A obra de Caravaggio, com um realismo especial, faz-nos imaginar toda a cena. Jesus convida [+]


Este o dia que o Senhor fez para ns!

O domingo é o dia da vida e da esperança, dia que o Senhor preparou para nós, nele a morte foi vencida, teve início o surgimento de uma vida nova, de um mundo renovado pelo esplendor da luz que é o próprio Jesus.

O evangelho inicia dizendo que, na madrugada do primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo e saiu correndo para relatar a Pedro que o Senhor lá não se encontrava mais. Pedro e o discípulo amado correram e também foram ver. Eles viram e acreditaram que o Senhor havia ressuscitado.

Como este três personagens, somos também [+]


A vida nova em Cristo

O quinto domingo da quaresma apresenta-nos o tema da vida com a narrativa da reanimação de Lázaro por Jesus. Sob a ótica batismal, a liturgia convida-nos a compreender que pelo sacramento do batismo recebemos a vida nova de Deus. O Senhor é Aquele que nos dá a vida com o dom de sua vida.

Mas o texto evangélico apela-nos também a entender que o Senhor é o bom pastor que nos dá vida em abundância, a vida eterna. Ele se apresenta como a luz que dispersa as trevas da morte. Sem dúvida alguma, a morte é uma realidade enigmática que nos apavora e [+]