Untitled Document

A espiritualidade da Páscoa

Por Pe. João Paulio, ssp

Refletir sobre a realidade pascal traz consigo um sentimento de “esplendor que reina em toda parte”. Mas a experiência pascal desde os seus primórdios está permeada pela ação de Deus na história, e muitas vezes essa ação não é propriamente a mais alegre; no entanto, é uma das mais fortes experiências de Deus.

O sentido pascal tem um início muito mais longínquo que propriamente os relatos do Êxodo. Em um relato um pouco mais teológico, podemos entender que Deus criou-nos para estar envolvidos pelas belezas e alegrias, ou seja, nos criou para o paraíso (cf. Gn 1-2). Todo êxodo humano [+]


A espiritualidade do tempo da Páscoa

Eis que chegamos ao tempo pascal! Até à solenidade de Pentecostes, toda a Igreja é convidada, de uma forma mais intensa, a proclamar a verdade que lhe dá sentido: o sepulcro está vazio, Cristo ressuscitou, a morte foi vencida!

Essa verdade fundamental da nossa fé foi a que desencadeou um movimento que caracteriza a nossa condição de cristãos: o seguimento. Somos discípulos daquele que atravessou o vale escuro da morte na cruz e ao terceiro dia ressuscitou. Foi pela luz da verdade pascal que os apóstolos compreenderam todo o itinerário de vida de Jesus, sobretudo o de sua paixão e morte e se decidiram firmemente por Ele.

O livro dos Atos dos [+]


TERCEIRA PARTE DA PRIMEIRA PREGAÇÃO QUARESMAL DO PADRE RANIERO CANTALAMESSA

3. O sublime conhecimento de Cristo

Ao final de sua obra clássica sobre a história da exegese cristã, Henri de Lubac chegava a uma conclusão pessimista. Faltavam a nós, modernos – dizia – as condições para poder ressuscitar uma leitura espiritual como aquela dos Padres; nos falta aquela fé plena de ímpeto, aquele senso da plenitude e da unidade das Escrituras que eles tinham. Querer imitar hoje a audácia deles em ler a Bíblia, seria um expor-se quase que à profanação, porque nos falta o espírito do qual brotavam aquelas coisas. Todavia ele não fechava totalmente a porta à esperança; em outra obra sua, disse que [+]